Apresento este Blog através das palavras do Prof. Dr João Francisco Duarte Jr.

“A capacidade humana de atribuir significações decorre de sua dimensão simbólica. Por intermédio dos símbolos o homem transcende a simples esfera física e biológica, tomando o mundo e a si próprio como objetos de compreensão. Pela palavra, o universo adquire um sentido, e o homem pode vir a conhecê-lo, emprestando-lhe significações. Portanto, na raiz de todo conhecimento subjazem a palavra e os demais processos simbólicos empregados pelo homem.


“A linguagem é o nosso mais profundo e, possivelmente, menos visível meio ambiente”, afirmam Postman e Weingartner. É preciso que se compreenda o processo lingüístico para que se entenda o que significa conhecer. Não há conhecimentos sem símbolos. O esforço humano para compreender é o esforço para encontrar símbolos que representem e signifiquem o objeto conhecido. A consciência e a razão humanas nascem com a linguagem e só se dão através dela”.


João Francisco Duarte Jr.



Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Só sei que mudo de ideias constantemente...


Sinto falta de ter tempo para ler, e prestar atenção em um filme. Sinto falta de escrever aqui, mas principalmente, sinto falta de não ter pensamentos lineares. Estou escrevendo no diário, mas paro para fazer desenhos de quem não sabe desenhar, uma casa de palitos, uma declaração de amor obscena, um sonho cor de rosa em um mundo inexistente. Não tenho orgulho de ser uma catástrofe, mas tenho coragem de reconhecê-la. Tenho coragem de me mostrar, mesmo não sendo lá grandes coisas, tenho vergonha de não cumprir minhas promessas, mas tenho mais ainda de não entender os mecanismos da minha cabeça. Tenho medo de não ser um sucesso... pra logo depois me perguntar, um sucesso pra quem? Minha avó disse "essa minha neta, é um sucesso" deveria ser o suficiente, mas nunca é. Algumas pessoas me acham louca, outras tem certeza. Eu continuo assim, dúbia, confusa, cheia de certezas e lotada de dúvidas, e desde que aprendi, sempre utilizo a célebre frase da Radical Chic: "Penso, logo... mudo de idéia".


Cristal, adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário