Apresento este Blog através das palavras do Prof. Dr João Francisco Duarte Jr.

“A capacidade humana de atribuir significações decorre de sua dimensão simbólica. Por intermédio dos símbolos o homem transcende a simples esfera física e biológica, tomando o mundo e a si próprio como objetos de compreensão. Pela palavra, o universo adquire um sentido, e o homem pode vir a conhecê-lo, emprestando-lhe significações. Portanto, na raiz de todo conhecimento subjazem a palavra e os demais processos simbólicos empregados pelo homem.


“A linguagem é o nosso mais profundo e, possivelmente, menos visível meio ambiente”, afirmam Postman e Weingartner. É preciso que se compreenda o processo lingüístico para que se entenda o que significa conhecer. Não há conhecimentos sem símbolos. O esforço humano para compreender é o esforço para encontrar símbolos que representem e signifiquem o objeto conhecido. A consciência e a razão humanas nascem com a linguagem e só se dão através dela”.


João Francisco Duarte Jr.



Powered By Blogger

domingo, 12 de setembro de 2010

Livro: Quem me roubou de mim? Pe Fábio de Melo

"...Dos relacionamentos que você já teve, quais foram as ocasiões em que verdadeiramente você foi modificado para melhor?
Será que você é lembrança doída na vida de alguém? Será que já construiu cativeiros? Ou será que já viveu em algum?
Será que já idealizou demais as situações, as pessoas e por isso perdeu a oportunidade de encontrar as situações e as pessoas certas?
Sejam quais forem as respostas, não tenha medo delas. Perguntar-se é uma maneira de se descobrir como pessoa, pois as perguntas são pontes que nos favorecem travessias."
Estou lendo o livro: Quem me roubou de mim? do Pe Fábio de Melo, indicado pela minha amiga Elizangela. Logo me deparei com essas perguntas, na primeira vista já derramei lágrimas, pois quem me conhece sabe o que vivi num relacionamento de 5 anos, teve momentos de aprendizado, bons, mas inúmeros, em que me sentia uma boneca de vitrine, alguém sem vida própria...
Nas entrelinhas que vou apresentar agora, são de minha autoria, e conta só um pouquinho do que senti e o que sinto agora...
Ninguém tem noção do que senti a primeira vez que vi um luar, o cheiro noturno, as luzes da cidade, acompanhada de pessoas boas, com risos e simplicidade...
Tudo se modificou - RODA GIGANTE, RODA MOINHO, A VIDA SE ESTANCOU, novos olhares, velhos valores, amizades novas, encontros com velhos amigos, conhecimento e a expectativa de um novo amanhecer a cada dia.
E nessa trajetória, muitas alegrias, parece que saí da vitrine, para um mundo mágico...Há ilusões, mas, nada que não posso recusar. Hoje eu sei o que é bom pra mim, aliás, o que quero para mim, existe uma vontade imensa de viver, conhecer novos lugares, novas pessoas, novos gostos, novos valores, uma nova vida, que se traduz em SER FELIZ E FAZER OS OUTROS A MINHA VOLTA FELIZES TAMBÉM. É claro, jamais perder a minha identidade, os meus conhecimentos, minhas experiências, minha sinceridade, minha fé...Tenho que conciliar o velho com o novo.
O engraçado é que me sinto uma adolescente de 15 anos, cheia de desejos, de vontades ocultas, cheia de energia, vontade de amar e mergulhar de cabeça, vontade de viver intensamente cada minuto de minha vida como se fosse o último!
E nesse percurso, surge muitos amigos, pessoas de ideias diferentes, outra até parecidas...Pessoas que me identifico, outras, que quero manter distância...Uma coisa é certa NADA É COMO ANTES ...Até eu às vezes estou a me procurar, pelos meus modos, meus comportamentos, meus atos, minha nova maneira de ver o mundo...
Escondi minha identidade, minha personalidade...Para ser um sonho bem feito de segundos!
Hoje o que quero é ser feliz!
Amar e ser amada, respeitar para ser respeitada...
Acreditar num novo amanhecer, sempre!
Aprender diariamente...
A vida não para...
E minha liberdade não tem preço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário